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CLIENTE SATISFEITO VOLTA



ANTI TÉCNICA "MARKITINGUE" PRATICADA EM VENDAS NAS LOJA FÍSICAS

Recentemente nessa crise de 2018 entrei numa loja de eletrodomésticos famosa, tem espalhada por todo Brasil, numa das ruas mais movimentadas do RJ e vi que a loja estava praticamente vazia de clientes, só uma pessoa lá dentro olhando aparelhos, sem nenhum vendendor dando-lhe suporte e eu, o cliente que acabara de entrar, dos quase 20 ou 30 vendedores em pé entre os eletro domésticos, um me olhou, olhou para outro vendedor, todos entreolharam-se e nenhum me dirigiu a palavra ou me deu bom dia. Olhei aquela cena patética dos funcionários patetas em pé olhando-me, esperando que eu cliente me pronunciasse, virei as costas e sai, fui numa loja concorrente vazia de clientes, igual ninguém falou comigo ou se moveu. Eu sai dali rindo da situação dos vendedores, e pensei MEU DEUS EM PLENA CRISE QUE TÉCNICA DE VENDAS É ESSA?

A formação de vendedores de lojas, mesmo aquelas simples e sofisticadas, não são cuidadosamente orquestradas para o sucesso financeiro da empresa, teoricamente o dono sempre acha que sim, e não libera sua gerência para ser criativa. È a loja física amarrada. Tivemos um crise acentuada nos últimos dois anos e vimos empresas fechando portas, das mais simples, às mais sofisticadas, e cidades com ruas de comércio fantasmas, só lojas de porta arriadas em definitivo. Nesses momentos não ser criativo e corajoso na crise identifica os perdedores.

Imaginem, essa outra situação que sempre acontece em lojas físicas... "Bom dia, deseja alguma coisa*? Vai só olhar? Tá bom, qualquer coisa, é só chamar meu nome é X...ok?". Daqui a 5 minutos volta X...Oi já escolheu, temos nova coleção de camisas, quer ver?... Não? OK....Daqui a mais 5 minutos, o vendedor X volta.... Ah, essa camisa ficou muito show no Sr. Abalou! Quer ver mais cores dela? Não? Tá bom qualquer coisa só chamar!....Daqui a 5 minutos, o vendedor X volta...Ué cadê o homem, cadê o bofe????

O cliente foi embora irritado...o vendedor inibiu a capacidade de escolha do cliente, TUDO PASSOU A NÃO AGRADAR, e o cliente saiu mais sério que quando entrou na loja.

O MARKETING existe também para que cuide que sejam criados SCRIPTS de abordagens AGRADÁVEIS AO CLIENTE, e que o corpo de venda seja capacitado e faça mini curso de aprendizado dessas técnicas, almejando aumentar a PRODUTIVIDADES DOS VENDEDORES EM LOJAS FÍSICAS, fazendo que o cliente compre, saia satisfeito e volte à loja, também pela marca da loja, MAS PRINCIPALMENTE PELO TRATAMENTO ESPECIAL DO VENDEDOR e SIMPATIA POR ESTE PORQUE GOSTOU MUITO DO TRATAMENTO DIFERENCIADO RECEBIDO NA VEZ ANTERIOR DE SUA IDA À LOJA.
 
Carisma
, bom humor, boa aparência, boa dicção, boa educação, boa comunicação, boa memória, memória fotográfica e inteligência emocional são características inerentes à supervendedores, selecione seus vendedores para as lojas físicas, visando buscar esses candidatos. 

Providencie bons scripts de abordagem para vendas com o intuito de deixar o cliente realmente à vontade e "sentindo-se um cliente especial".


(*) Abordagem errada, o correto é Bom dia Sr. (ou Sra ou Srta.) em que posso ajudar? Algumas pessoas já disseram: ah Sr, Sra e Srta. não se usa mais. --- Totalmente errado esse pensamento, o que faz o cliente voltar é o "DIFERENCIAL NO ATENDIMENTO", essa técnica é vital para as lojas físicas. Outras técnicas, que também servem para trazer o cliente à loja, e para a fidelização, sempre técnicas consensuais como de WhatsApp e de Instagram, e outra tais com consentir foto em webcam para o cadastro na loja de CLIENTE ESPECIAL, clientes que receberão DESCONTOS  e VANTAGENS PERSONALIZADAS, os vendedores devem ter um aplicativo de individualizado, com seus clientes, onde ele possa rapidamente checar o nome de seu cliente e receber o mesmo de forma personalizada. Isso não tem preço.

Já deu para notar que você terá que ter um aplicativo (sistema central ligado à aplicativo Android e iOS) em sua loja para amarrar todos as funções e compartilhamento de dados automático com os vendedores.


Antigamente dizia-se a propaganda é a alma do negócio, hoje bom tratamento&relacionamento é que passou a ser.

Amadureça a ideia e comece a olhar seus vendedores não como máquinas de vendas mas como potencial material humano com inteligencia emocional, com postura diplomática para engrandecer sua marca, vendedores
 capacitados a cativar clientes e trazê-los à loja. Mas é preciso recrutamento criterioso, e formação precisa através de cursos de acordo com o foco do projeto.

Seus vendedores não serão amigos dos clientes jamais, serão cordiais e extremamente educados, serão como embaixadores da sua marca devido ao tratamento de alto nível aprendido nos scripts de Atendimento.

Todo esse aparato faz parte de uma estratégia que se resume em fidelizar o cliente, agregar valores à marca, aumento das vendas, e movimentar os estoques da loja, sem isto a loja física não sobrevive por muito tempo.

Um outro fator que deve ser agregado, é o compartilhamento de negócios, procure estudar, lógico se a sua loja comportar, qual o outro ramos que incluído de forma cuidadosa complementaria a sua loja e deixaria os clientes satisfeitos, tipo WiFi (dê a senha ao cliente novo após ele comprar pela primeira vez e estiver em vias de pagar pela compra no balcão, peça licença e se ele permitir, digite para ele), um ponto de Cafeteria inclusive com cafézinho e Capuccino em local estratégico da loja com Barista profissional e Late Art, cuidado se for loja de roupas o ponto de café tem que ficar próximo à saída mas sem contato com o público externo. Deve funcionar o café e o Capuccino Gratuitos, sendo o cafezinho para o cliente que não comprou, e o Cappuccino para o cliente que comprou, sendo que o vendedor leva o cliente que fez uma compra na loja (se este aceitar um capuccino) à Cafeteria e fala para o Barista servir um Capuccino para o Cliente e se despede do mesmo e volta para o setor de vendas. Um circuito de TV 39' a 50' sem som por favor, mostrando os departamentos ou produtos em especial promoção, em ponto de Monitor de TV dentro da loja (nunca fora) há cerca de 3 a 4 metros. da entrada, estando os vendedores visualizáveis entre o monitor e as peças de produtos, pesquise seja criativo com seu negócio. Normalmente eu aconselho a Loja a ter a Cafeteria sem nome da loja ou seja outro, bem bolado, especializada em café com CNPJ e com contrato de parceria com a Loja, porque isso? Porque amanhã, pode ser que você lance uma franquia para pontos de Cafeteria intra-loja com essas estratégias.

Não cometa esse erro jamais cobre pelo café intra-loja ou intra-empresa, sua estratégia assim vai para a lixeira, crie sim estratégia para o barista seguir, é sempre bom lembrar que quem não sabe brincar de negócio não desce para o Play.





                                                                                                                        (copywritingalexgermano)


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