Pular para o conteúdo principal

VÍCIOS aos quais o empresário ou MEI estará exposto.






Todos os entendidos, vendem fórmulas miraculosas para micro empreendedores, quando o negócio anda para trás este se vê na solidão, num mar de problemas. Então é bom você que quer abrir o seu negócio ter em mente com total certeza:

- Nunca se iluda ou se deixe iludir, analise cada passo, antes;

- Ter um negócio próprio precisa SIM de capital de giro, mesmo aquele negócio de um microempreendedor individual;

- Aprenda a relacionar "custos reais" e os prós e contras do seu negócio;

- Se você não tem crédito no mercado financeiro, junte dinheiro evite entrar com a cara e com a coragem;

- Se tiver crédito, seja realista, não peça muito além do que seu negócio precisa. 
Se sobrar muito o diabo atenta. Entenda que é necessário ser honesto consigo mesmo, só peça empréstimo com parcelamento dentro das suas reais possibilidades de pagamento de cada parcela, não viaje não projete "lucros futuros" para honrar esses pagamentos;

- Não confunda as contas empresarias com suas contas pessoais, viva dentro do seu prolabore não sangre as finanças da empresa para gastos pessoais. Isso além tornar sua contabilidade empresarial doente, lhe trará imensas dores de cabeça, então planeje um prolabore mínimo necessário para cumprir seus compromissos pessoais e deixe a vida financeira de sua empresa fluir, deixe sua retirada para ser anual.

- Seja realista, o BRASIL é uma país com uma carga tributária altíssima e exagerada, um monstro que assusta o mercado empresarial em termos de taxas de juros anuais para empréstimos. A margem de lucro matematicamente falando na média para todas as empresas é muito pequena. "não sonegue impostos" sobre qualquer pretexto, pagando os impostos em dia, você não ficará na mãos de fiscais inescrupulosos, que sabemos que estes rondam as empresas com contabilidade doente. Se a sua empresa não se tornar sonegadora de impostos hoje, quando o BRASIL evoluir compondo diminuição acentuada das taxas de juros (acredite isso vai acontecer) sua empresa estará com uma saúde financeira invejável, e sem dívidas com o fisco;

- Não seja acomodado, não contrate funcionário sem estudar a real necessidade do setor e a matemática dessa contratação e o quantum de retorno dará a empresa em termos de produtividade, as vezes temos uma ideia errada que tal setor carece de funcionários e esquecemos de medir se não falta melhoiria de gestão no setor, antes de sair contratando. As vezes remanejamento de pessoal, redistribuição de tarefas, administração setorial e de pessoal, venha a mostrar que a contratação é desnecessária;
 

- Um outro vício que derruba empresas, é o do empresário que é viciado empurrar contas com a barriga. O seu gordo pro labore é sagrado, deixar dívidas rolarem é o seu normal, quando as instituições financeiras fecharem-lhe as portas, no final será quase sempre falência.

- Leve sua contabilidade e a vida financeira de sua empresa extremamente a sério, mantenha todos os impostos e taxas em dia, entenda que esta é a fórmula ÚNICA de estar livre de multas de fiscalizações.

Contabilidade saudável e tributos em dia denota uma empresa em prosperidade financeira gradativa.


Retornar ao site: www.alexgermano.com.br








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIENTE SATISFEITO VOLTA

ANTI TÉCNICA "MARKITINGUE" PRATICADA EM VENDAS NAS LOJA FÍSICAS

Recentemente nessa crise de 2018 entrei numa loja de eletrodomésticos famosa, tem espalhada por todo Brasil, numa das ruas mais movimentadas do RJ e vi que a loja estava praticamente vazia de clientes, só uma pessoa lá dentro olhando aparelhos, sem nenhum vendendor dando-lhe suporte e eu, o cliente que acabara de entrar, dos quase 20 ou 30 vendedores em pé entre os eletro domésticos, um me olhou, olhou para outro vendedor, todos entreolharam-se e nenhum me dirigiu a palavra ou me deu bom dia. Olhei aquela cena patética dos funcionários patetas em pé olhando-me, esperando que eu cliente me pronunciasse, virei as costas e sai, fui numa loja concorrente vazia de clientes, igual ninguém falou comigo ou se moveu. Eu sai dali rindo da situação dos vendedores, e pensei MEU DEUS EM PLENA CRISE QUE TÉCNICA DE VENDAS É ESSA?

A formação de vendedores de lojas, mesmo aquelas simples e sofisticadas, não são cuidadosamente orqu…

Registros SAIBA QUAIS para não confundir.

Sempre os clientes fazem um pouco de confusão entre os registros pelo fato de acharem que são interdependentes e não são. Vamos conhecê-los?


REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL - Esse é o tipo de registro que o empresário faz na junta comercial de sua região para compor sua empresa, receber CNPJ, INSCRIÇÃO, ÁLVARÁ DE FUNCIONAMENTO, etc, para iniciar as atividades comerciais como Pessoa Jurídica.
Muitos empresários pensam que bastou registrar na JUNTA COMERCIAL não precisa registrar a marca de sua empresa, que já é da empresa pelo simples fato de estar registrado na junta. Pensamento errado. O registro na JUNTA COMERCIAL não é o registro de sua marca empresarial, este serve tão somente como registro de funcionamento de sua empresa.



LOGOMARCA OU LOGOTIPO onde registrar?O registro deve ser feito na I.N.P.I. - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, logo antes de tornar sua marca (logotipo ou logomarca) empresarial pública, por aconselhamento desse órgão governamental, "QUEM REGISTRA A MA…