Pular para o conteúdo principal

RAIO X: PROBLEMAS RECORRENTES nos negócios



- Não achar importante contratar um profissional para desenvover sua marca empresarial, e improvisar tentando criar sua própria marca. O design de marca demanda pela importância de profissional para criá-la. Uma marca tem valores técnicos intrínsecos e é coisa para profissionais;

- "Não registrar sua Logomarca ou Logotipo no I.N.P.I." passando por cima da regra máxima de marcas, patentes e propriedade intelectual no Brasil, QUEM REGISTRA É O DONO DA MARCA. Procure uma empresa agente do I.N.P.I. para inteirar-se de como se processa o registro, ou dê entrada no registro da marca você mesmo em www.inpi.gov.br ;

- Não lembrar que a marca de uma empresa é a IDENTIDADE DA MESMA PERANTE O MERCADO portanto deve estar sempre figurando em local de destaque;

- Não entender que SEU PRODUTO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO À SUA LOGOMARCA e "são interdependentes" (prisioneiros entre si), se o produto ou serviço é ruim a marca denota produtos ou serviços ruins, se o produto ou serviço é excelente agrega valor e respeito à marca por parte do público consumidor e por conseguinte afeta a imagem da empresa no mercado para o bem ou para o mal;

- Não se aprofundar nos estudos e pesquisas dos fatores qualitativos do produto ou serviço que o diferencia da concorrência. Entendamos que produtos sem atrativos sejam visuais, por paladar, olfativos ou auditivos são péssimos;

- A forma da logo ou marca aparecer nas embalagens, ou na representatividade em produto ou de serviços de valor qualitativo, tem por OBRIGAÇÃO ser rigorosa e bem visual e manter o conceito do consumidor no mesmo, aceso;

- Não cuidar da exposição em PDV baseada em fatores técnicos;

- Formulação com cálculos inexatos, em custos do processo produtivo ou de prestação de serviços para precificação, é a matemática do negócio que não pode conter falhas.


Retornar ao site www.alexgermano.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIENTE SATISFEITO VOLTA

ANTI TÉCNICA "MARKITINGUE" PRATICADA EM VENDAS NAS LOJA FÍSICAS

Recentemente nessa crise de 2018 entrei numa loja de eletrodomésticos famosa, tem espalhada por todo Brasil, numa das ruas mais movimentadas do RJ e vi que a loja estava praticamente vazia de clientes, só uma pessoa lá dentro olhando aparelhos, sem nenhum vendendor dando-lhe suporte e eu, o cliente que acabara de entrar, dos quase 20 ou 30 vendedores em pé entre os eletro domésticos, um me olhou, olhou para outro vendedor, todos entreolharam-se e nenhum me dirigiu a palavra ou me deu bom dia. Olhei aquela cena patética dos funcionários patetas em pé olhando-me, esperando que eu cliente me pronunciasse, virei as costas e sai, fui numa loja concorrente vazia de clientes, igual ninguém falou comigo ou se moveu. Eu sai dali rindo da situação dos vendedores, e pensei MEU DEUS EM PLENA CRISE QUE TÉCNICA DE VENDAS É ESSA?

A formação de vendedores de lojas, mesmo aquelas simples e sofisticadas, não são cuidadosamente orqu…

VÍCIOS aos quais o empresário ou MEI estará exposto.

Todos os entendidos, vendem fórmulas miraculosas para micro empreendedores, quando o negócio anda para trás este se vê na solidão, num mar de problemas. Então é bom você que quer abrir o seu negócio ter em mente com total certeza:

- Nunca se iluda ou se deixe iludir, analise cada passo, antes;

- Ter um negócio próprio precisa SIM de capital de giro, mesmo aquele negócio de um microempreendedor individual;

- Aprenda a relacionar "custos reais" e os prós e contras do seu negócio;

- Se você não tem crédito no mercado financeiro, junte dinheiro evite entrar com a cara e com a coragem;

- Se tiver crédito, seja realista, não peça muito além do que seu negócio precisa. Se sobrar muito o diabo atenta. Entenda que é necessário ser honesto consigo mesmo, só peça empréstimo com parcelamento dentro das suas reais possibilidades de pagamento de cada parcela, não viaje não projete "lucros futuros" para honrar esses pagamentos;

- Não confunda as contas empresarias com suas contas pesso…

Registros SAIBA QUAIS para não confundir.

Sempre os clientes fazem um pouco de confusão entre os registros pelo fato de acharem que são interdependentes e não são. Vamos conhecê-los?


REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL - Esse é o tipo de registro que o empresário faz na junta comercial de sua região para compor sua empresa, receber CNPJ, INSCRIÇÃO, ÁLVARÁ DE FUNCIONAMENTO, etc, para iniciar as atividades comerciais como Pessoa Jurídica.
Muitos empresários pensam que bastou registrar na JUNTA COMERCIAL não precisa registrar a marca de sua empresa, que já é da empresa pelo simples fato de estar registrado na junta. Pensamento errado. O registro na JUNTA COMERCIAL não é o registro de sua marca empresarial, este serve tão somente como registro de funcionamento de sua empresa.



LOGOMARCA OU LOGOTIPO onde registrar?O registro deve ser feito na I.N.P.I. - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, logo antes de tornar sua marca (logotipo ou logomarca) empresarial pública, por aconselhamento desse órgão governamental, "QUEM REGISTRA A MA…