Pular para o conteúdo principal

LOGOMARCA ou LOGOTIPO? Quando usar o termo




O IDIOMA

O Brasil no idioma PORTUGUÊS tem uma gama riquíssima de palavras que por exemplo o inglês não possui. Nós temos inúmeras palavras a mais para externar sentimentos e para utilização no dia a dia. Por isso existe uma diferença entre o povo americano, um povo mais direto, inclinado à racionalidade, e o povo brasileiro racional, mas emotivamente mais rico, conseguimos expressar o que sentimos com perfeição, sem ficar procurando palavras. Devido a influência de colonizadores, e influência do Latim, dos prefixos Gregos e Latinos, do Tupy Guarani em nosso idioma, mais os termos populares regionais que surgiam e surgem a todo momento e viajam pelo Brasil, podemos afirmar que nosso idioma é um dos mais ricos do mundo.

O COPISMO

TODOS OS PAÍSES do mundo sofrem dessa forma de agir, de o povo ou um nicho de profissionais, copiar modo de vida, estilos, coisas, e TERMOS DE OUTRO IDIOMA colando no seu idioma tradicional, ou nas suas vidas com consequências. Por esse motivo alguns países não negociam suas tradições ou estrutura lingüística de forma alguma, para proteger a essência e a história do povo e o próprio povo, criando um escudo contra o copismo grudento. O copismo sem o limite do bom senso pode destruir histórias desfigurando-as gradativamente.



O QUE É O QUE É LOGOTIPO?

LOGOTIPO é um termo criado há tempos, que surgiu nas oficinas de tipografia de outrora para definir com exatidão uma marca constituída por SIGLA (LETRAS INICIAIS) e o nome feito por TIPOS (LETRAS) por extenso. Houve uma evolução da escrita no logotipo, onde os designers de letras gradativamente foram criando uma enorme variedade de FONTES, famílias de caracteres.
Por copismo e falta de conhecimento histórico alguns tentaram usar a palavra logotipo para englobar a palavra logomarca, mas históricamente a palavra logomarca existe e é concreta no Brasil e não pode ser confundida com logotipo. Essa tentativa de copismo é um erro e deve-se ao fato de que no inglês, existe LOGOTYPE e LOGO apenas, e não se usa LOGOMARK esse termo lá não é reconhecido, somente LOGOTYPE ou a forma resumida LOGO. Corretíssimo é usar o termo LOGOMARCA aqui pois é nosso e tem precisão técnica.
Também é bom salientar, os logotipos que trazem letras formadas com desenhos que fazem parte do design de cada letra da FONTE, tais como florões, silhuetas de acrobatas formando a letra, etc; ainda assim será classificado como um LOGOTIPO.



O QUE É O QUE É LOGOMARCA?

LOGOMARCA, esse termo foi criado para definir, "LOGOTIPO mais um SIGNO, ou SÍMBOLO". Um termo exato criado para instruir o cliente no que pedir e evitar entendimento errado por parte das oficinas tipográficas. LOGOTIPO e LOGOMARCA no Brasil, acertadamente duas coisas distintas. As oficinas tipográficas e posteriormente as gráfica passaram a utlizar o termo logomarca o que foi muito bom para os clientes e para economia de tempo na produção.

Não podemos deixar de utilizar a palavra LOGOMARCA que possui um embassamento histórico e técnico, uma palavra criada por profissionais do desenho de artes gráficas e posteriormente abraçada por profissionais da programação visual e comunicação, para de forma irresponsável ou non sense como queiram criar conceituações errôneas e inoportunas, tais como, imaginem, profissionais que aprendem através de alguns de seus professores de comunicação, nas Faculdades e Universidades que LOGOMARCA é errada porque traduzindo-se o prefixo e a palavra MARK que vem do alemão, fica significado do significado, quando sendo uma palavra nacional técnica, não deve ser traduzida pela etimologia, o que é um grande erro. O SIGNIFICADO REAL DE LOGOMARCA é LOGOTIPO MAIS UMA MARCA no bom português, sem explicações mirabolantes.

Quando você cliente falar A LOGO estará referendo-se à LOGOMARCA,
quando falar O LOGO estará referindo-se ao LOGOTIPO.

Saber da definição desses dois termos é importantíssimo para o cliente e para o profissional de criação, porque o cliente pedirá uma logomarca sabendo o que é uma logomarca e um logotipo sabendo o que é um logotipo, simples e lógico assim.

Se podemos facilitar, nós profissionais, para que confundir?


Retornar ao site www.alexgermano.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 100 BANNERS. Uma Vitrine GRÁTIS para sua Empresa e negócio.

TOP 100 BANNERS  é uma vitrine nacional para sua empresa ou negócio profissional estar presente de forma 100% GRATUITA.

Visite o site já para cadastrar sua empresa ou negócio no  www.top100banners.com.br .

Baixe o Google Play o aplicativo gratuito Top100Banners no seu celular com Android. A grande vantagem dessa vitrine é que ela sofrerá alterações tecnológicas gradativas e é GRÁTIS e de grande utilidade para todos os brasileiros. 

Todos os usuários da vitrine têm acesso a descontos e promoções exclusivas em serviços e produtos de parceiros.



Retornar ao site  www.alexgermano.com.br



VÍCIOS aos quais o empresário ou MEI estará exposto.

Todos os entendidos, vendem fórmulas miraculosas para micro empreendedores, quando o negócio anda para trás este se vê na solidão, num mar de problemas. Então é bom você que quer abrir o seu negócio ter em mente com total certeza:

- Nunca se iluda ou se deixe iludir, analise cada passo, antes;

- Ter um negócio próprio precisa SIM de capital de giro, mesmo aquele negócio de um microempreendedor individual;

- Aprenda a relacionar "custos reais" e os prós e contras do seu negócio;

- Se você não tem crédito no mercado financeiro, junte dinheiro evite entrar com a cara e com a coragem;

- Se tiver crédito, seja realista, não peça muito além do que seu negócio precisa. Se sobrar muito o diabo atenta. Entenda que é necessário ser honesto consigo mesmo, só peça empréstimo com parcelamento dentro das suas reais possibilidades de pagamento de cada parcela, não viaje não projete "lucros futuros" para honrar esses pagamentos;

- Não confunda as contas empresarias com suas contas pesso…